TEMA
Construção de uma pipa
JUSTIFICATIVA
Sabendo que há necessidade de resgatar o prazer pelo conhecimento, colocando a própria aprendizagem como uma brincadeira, busca-se formas lúdicas para o desenvolvimento infantil. A pipa traz para criança um momento de interação com o outro através da brincadeira e também da construção do brinquedo. Desenvolve habilidades motoras, raciocínio, criatividade. Mas também exige muita seriedade, atenção e mediação de um adulto, pois o ato de empinar pipa pode se tornar muito perigoso caso não seja em local adequado.
Acreditando que a pipa pode ser um jogo dirigido de grande influência na aprendizagem, busca-se formas adequadas para desenvolver esta atividade em sala de aula.
OBJETIVO GERAL
Favorecer a aprendizagem cognitiva e psicomotora através de uma prática significativa, desenvolvendo assim as funções psicológicas superiores, de forma lúdica e prazerosa
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Resgatar brinquedos populares de forma lúdica e prazerosa;
Desenvolver aptidões artísticas, individuais e coletivas;
Proporcionar momentos de interação com os demais colegas;
Conscientizar a prática e o uso correto da pipa.
O SURGIMENTO DA PIPA
Segundo Tradição (2008), a origem da pipa, que tem mais de 2.500 anos de idade, ainda é um mistério. Historiadores creditam o invento aos chineses, porque o país foi o primeiro a registrar o objeto em suas lendas locais. Em uma delas, a pipa entra em cena em meio a uma guerra entre os exércitos de Han Hsin e Hsiang Yu (em 200 a.C.). Han Hsin ordenou ao seu exército fazer grandes pipas equipadas com apitos, para flutuar sobre os campos inimigos. Como resultado, os inimigos acabaram se assustando e recuando. Eles acreditavam que o barulho do apito era o som de um anjo que estava alertando a todos que o mal estava próximo. Inicialmente, as pipas eram feitas de seda. Mas, quando o material foi substituído pelo papel, transformou-se em diversão popular. O povo chinês acreditava que, enquanto as pipas voavam, os espíritos ruins eram espantados, junto com o azar. Muito tempo depois, durante a dinastia Sung (960-1127), havia até o Dia da Pipa.
A tradição se espalhou pelo mundo. É esporte nacional no sudeste da Ásia, na Alemanha, França, Inglaterra e Japão. Nos Estados Unidos, a produção anual chega a somar 80 milhões de unidades. Durante alguns períodos históricos, as pipas foram usadas como inspiração para inventos. Em 1752, Benjamin Franklin, utilizando uma pipa forrada de pano, demonstrou em um dia de chuva que existe eletricidade estática nas nuvens — criou, assim, o pára-raios. O avião 14 Bis, de Santos Dumont (1906), foi inspirado em um conjunto de pipas-caixa.
A pipa é um dos brinquedos mais utilizados por crianças, adolescentes e até adultos. Na maiorias das vezes, não há um local apropriado para a prática desta brincadeira. Os pipeiros, como são chamados, acabam brincando em meio a fios de alta tensão em ruas e avenidas.
Muitos pipeiros molham a linha da pipa com cerol, uma substância resultante da mistura de cola e vidro, com o intuito de cortar a linha de outros operadores, em um tipo de disputa.
Não importa o quanto divertido seja soltar pipa, é sempre mais divertido soltar uma pipa que tenha sido feita por ti. Com este método simples para montar uma pipa, você pode economizar dinheiro e materiais ao reciclar sacolas de plástico velhas. São simples de fazer, e uma pipa feita de plástico pode voar alto e você vai ter horas de diversão tanto fazendo quanto soltando a pipa.
Segundo Denis Camargo (2008 ) Como Construir uma pipa de Sacola Plástica:
1. Corte no formato da pipa. Remova o fundo da sacola, cortando o mais próximo da base possível. Corte a sacola no meio, indo da base ao centro da sacola. Faça um outro corte lateral que vai até a parte dobrada da sacola.
2.Abra a sacola no meio. Você deve ter dois pentágonos irregulares.
3.Corte uma vareta no comprimento (de cima até embaixo) da pipa.
4. Prenda a vareta verticalmente no centro da pipa. Prenda a ponta de cima primeiro. Antes de prender o fundo, estique o plástico um pouco.
5.Prenda outra vareta a esquerda. Arqueie um pouco para dar a curvatura de ataque. Prenda o outro lado a direita. Prenda firme, com bastante fita.
6. Corte o plástico extra em tiras, e prenda tudo junto. Faça uma cauda de 1,2 metro. Você pode usar cores diferentes para a cauda.
7.Prenda a cauda na base da pipa.
8. Use um objeto pontiagudo para fazer um buraco onde as duas varetas se encontram, assim como no fundo.
9. Corte uma tira de linha de 30cm. Passe uma ponta pelo furo onde as varetas se cruzam, e amarre firmemente. Faça o mesmo com o fundo.
10. Amarre na altura da intersecção das varetas. Verifique o alinhamento, puxando uma corda para um lado e vendo se o nó está ao lado (e não embaixo ou em cima).
11. Quando estiver na rua, segure pela linha amarrada pipa entre o dedo e o polegar, para que a pipa pegue o vento e tente escapar de sua mão. Desça a mão, até que a pipa ganhe força, ela vai estar no melhor ângulo para voar. Neste lugar você quer amarrar a linha guia. Este local muda de acordo com o vento, e você vai ter que ajustar para cada vez que for brincar.
12.Amarre o resto da linha no laço e mande ver! Para voar, jogue a pipa e puxe a linha, como se estivesse pescando. Estique bem a linha, e corra um pouco para que a pipa pegue vento. Verifique se há obstáculos ou pessoas no caminho onde vai correr.
Cinco Momentos de Intervenção com as crianças.
Idade: 5 anos
1º Momento: Investigar
Duração: 45 min.
Objetivos específicos: Entender a respeito da história da pipa;
Refletir sobre suas experiências sobre a pipa;
Linguagens e Conteúdos: Oral e visual.
Ação educativa: Conversar com as crianças sobre o que sabem sobre a pipa, se já brincaram entre outras questões. As professoras irão contextualizar como surgiu a pipa, para que serve, e os diferentes modelos. Também será disponibilizada uma pipa para que a criança visualize e manuseie.
Material didático: uma pipa.
2° Momento: Analisar
Duração: 30 min.
Objetivos específicos: Pesquisar sobre a pipa utilizando a internet;
Linguagens e Conteúdos: Oral e visual.
Ação educativa: as professoras irão levar os alunos até o laboratório, para que as crianças possam pesquisar sobre a pipa, suas curiosidades e também seus modelos.
Material didático: sala de informática.
3º Momento: Planejar
Duração: 30 min.
Objetivos específicos: Planejar a pipa.
Linguagens e Conteúdos: Oral, visual e escrita.
Ação educativa: Cada criança vai planejar sua pipa, desenhando como imagina que ela será. As professoras irão explicar passo por passo de como construir uma pipa e junto com as crianças vão construir um painel dos passos. Neste painel serão colados os desenhos que as crianças fizeram das pipas.
Material didático: papel pardo, pincel, cola, lápis de cor e tesoura.
4º Momento: Produzir
Duração: 1h e 30 min.
Objetivos específicos: Construir a pipa.
Linguagens e Conteúdos: Oral, visual, escrita, plástica.
Ação educativa: junto com as crianças as professoras irão mediar a atividade, auxiliando na construção da pipa.
Material didático: sacola plástica, tesoura, fita adesiva e varetas, cola gliter, cola auto relevo, purpurina para a decoração e linha.
5º Momento: Avaliar
Duração: 1h
Objetivos específicos: Brincar com a pipa.
Linguagens e Conteúdos: Oral, visual, plástica.
Ação educativa: as professoras irão levar as crianças até a quadra da escola longe de fios de energia elétrica, onde as crianças poderão soltar a pipa com tranqüilidade com a mediação do educador.
Material didático: pipa.
Avaliação: a avaliação far-se-á durante todo o processo de conhecimento e construção da pipa.
REFERÊNCIAS:
http://pt.wikihow.com/Fazer-uma-Pipa-com-Sacos-Plásticos/ 04/06/08
http://www2.correioweb.com.br/cw/EDICAO_20020605/vid_mat_050602_36.htm 04/06/08
sexta-feira, 13 de junho de 2008
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Um comentário:
Parabéns, o projeto de vocês ficou bem criativo, traz uma boa fundamentação teórica e a seqüência organizada das aulas. Porém, as referências bibliográficas não estão de acordo com o modelo de apresentação das referências de sites que foi passado no quadro durante as aulas do projeto. As referências que vocês apresentam no projeto não estão de acordo com a norma padrão.
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